Dia do Folclore Nacional

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é dia-do-saci.jpg Sim, em outras paragens, outra cultura. Mas no Brasil 31 de Outubro é dedicado ao Saci, o mais conhecido personagem do folclore nacional.

Neste ano, vamos conhecer a lenda do Boto Cor-de-Rosa, “simpático e gentil personagem” que “desfila sua beleza nas águas do Amazonas, e por lá, dá saltos e piruetas na água, e costuma dar uma forcinha para o amor, unindo os animais da Floresta”, nos conta a Turma do Folclore. “De acordo com a lenda, ele ajuda os pescadores durante a pesca, além de conduzir em segurança as canoas durante tempestades. O boto também ajuda a salvar pessoas que estão se afogando, tirando-as do rio.”

Nas margens do rio, na floresta amazônica, moram muitos animais Inclusive um que é conhecido por sua beleza e inteligência: O Boto Cor de Rosa. Ele dá muitas piruetas e saltos na beira do rio e os animais da floresta param para o assistir e aplaudir. O Boto é um grande conselheiro. Muitos casais na floresta foram formados graças a ajuda do príncipe do rio. – Como o amor é lindo (diz o Boto). Ele está sempre pronto para dar aquela forcinha para o amor! Sua simpatia encanta a todos, pois é um grande cavalheiro disposto a ajudar. – Deixa que eu te ajudo minha amigo (diz o Boto). – Você é muito gentil, Boto (diz a Capivara). Uma outra virtude do Boto Cor de Rosa é seu lado mágico. Ele tem grande habilidade em fazer truques de mágicas e malabarismo, impressionando seus amigos. – Como você fez isso, boto? (pergunta o tucano). Mas ele fica furioso quando barcos invadem a floresta e começam a poluir o rio. Ele logo se mexe para expulsar os porcalhões. Graças ao Boto a floresta está salva! Quando a noite cai o Boto chega todo arrumado para dançar com os animais enquanto a festa rola solta!