Nascido em 31 de outubro de 1936, na cidade de Abaré, Bahia, Calasans dedicou sua vida à defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores do setor de hospitalidade e gastronomia. Começou sua trajetória profissional como garçom no Hotel Jaraguá, em São Paulo, e, desde cedo, demonstrou um compromisso inabalável com a luta sindical. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP) e atuou como juiz classista no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Em 1972, assumiu a presidência do Sinthoresp, cargo que exerceu por mais de cinco décadas, conduzindo a entidade com firmeza, compromisso e dedicação exemplar.
Além de sindicalista, Calasans era também poeta, músico, compositor, escritor e advogado,
expressando em palavras e ações sua visão de mundo e seu compromisso com a justiça social.
O Sindeesp expressou o pesar dos escritores paulistas nos seguintes termos:
“O Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo lamenta profundamente o falecimento do presidente Francisco Calasans Lacerda do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo e Região – Sinthoresp, ocorrido no dia 26 de fevereiro de 2025.
Uma perda irreparável para o setor sindical, onde atuou com muita dedicação em defesa dos trabalhadores do Sinthoresp. Também deixa uma lacuna em nossas Letras e Cultura que perdem o poeta, músico, compositor e escritor.”